BRAGA

BRAGA
BRAGA - Vista do Santuário de Bom Jesus do Monte

sábado, 3 de setembro de 2011

Do lixo ao luxo e do luxo ao lixo.

O que tem de diferente entre São Paulo, a maior e mais cara cidade do hemisfério sul do planeta, e Braga, a mais antiga cidade de Portugal e Capital Européia da Juventude 2012?

Pra começar, partindo do princípio que os leitores desse blog sejam brasileiros, imaginem uma cidade de quase 200.000 habitantes sem faróis de trânsito? Impossível, né. Eu já morei em cidades muito menores que mesmo com os semáforos, o trânsito não era lá essas coisas (beijos Brumado, beijos Piraju, beijos Capão Bonito). Mas aqui existe, e o trânsito flui, e as pessoas não são estressadas. O que que muda?
Correndo o risco de parecer repetitiva, a educação. Eu sempre prezei muito pela educação e pelo respeito ao próximo, então pra mim isso aqui é o paraíso.
Mais do que dar prioridade ao pedestre, os carros respeitam uns aos outros. Existe um cruzamento entre duas grandes avenidas por aqui onde no meio existe uma rotunda (aka rotatória), e não, ali não existe semáforo. Ai você pensa, 'nossa, deve ser uma farofa tremenda'. Pois bem, outro dia fomos lindas e maravilhosas caminhar pela cidade e, completamente perdidas, chegamos nessa tal dessa rotunda. Ai olhamos aquele fluxo considerável de carros, percebemos a ausência de semáforo e chegamos a conclusão que fo-deu. Não íamos tentar atravessar porque provavelmente o seguro de saúde não cobre danos causados por falta de inteligência (a piada fica por conta de vocês). Mas não, os bróder viram a gente chegando na passadeira (aka faixa de pedestres) e SIMPLESMENTE PARARAM! Como isso não acontece na vida real, ficamos encarando o carro alguns consideráveis milésimos de segundo até perceber que ele não ia andar por cima da gente, não ia dar uma de motoboy e ficar acelerando na sua perna pra você sair correndo e que na verdade quem estava atrapalhando o trânsito éramos nós, que ainda estávamos processando a informação. Atravessamos a rua correndinho pra diminuir a vergonha.
Não houve buzinadas.

A boa educação não se restringe somente ao trânsito, porém. Tirando a gerente das Relações Internacionais da universidade, que já deixou de nos atender duas vezes, todo mundo com quem conversamos foi muito solícito e extremamente paciente. Não era o que eu esperava. No dia que fui buscar o visto no consulado, um senhor português chorou umas três vezes falando como ele achava triste que o povo português não tratava os brasileiros tão bem como os brasileiros tratam os portugueses. Cheguei com a certeza de que ia receber várias informações erradas. Em dois dias queria abraçar todo mundo, esses fofinhos. O rapazinho da portaria configurou nossos computadores e deu a senha dele até a gente ter a nossa - que ainda não temos graças a colega do RI -; a vendedora da loja de celulares ficou uns bons 30min tirando todas as dúvidas e explicou tudo direitinho e foi super simpática e não fechou a cara quando não compramos na hora e eu realmente queria abraçá-la; a senhora do restaurante aqui de cima já sabe o nosso pedido e recebe a gente com um sorriso na cara e ela é outra que eu queria abraçar e de verdade, ninguém foi desagradável até agora.

Agora, puxando um pouco a sardinha pro meu lado, uma das coisas que me impressionou de uma forma não muito boa é como as coisas por aqui fecham cedo. 8h da noite a cidade já está parando. O supermercado, que fica aberto até mais tarde, fecha as 9h. Alguns restaurantes do centro ficam abertos até bem tarde, mas não tem como chegar lá porque os ônibus param de passar mais ou menos quando o supermercado fecha, e os táxis desaparecem não muito depois. Verdade que eu poderia ir andando, porque tudo parece tão tranquilo que acho improvável eu ser assaltada, sequestrada e morta, como eu sempre acho que vou ser quando saio à noite, mas por enquanto não me arrisquei ainda.
Além disso, umas das coisas que podem ser boas ou ruins é que os ônibus passam em horários fixos e determinados. Se você perder um, você sabe exatamente que horas passa o próximo, mas vai ter que esperar bastante. No meio da tarde eles passam a cada 30min, mais pra noite a cada 1h e nos fins de semana, são poucas as linhas que funcionam, e por menos tempo. Das duas, uma: ou vai forçar a pontualidade em certos alguéns cof cof Renata cof cof, ou vamos viver atrasadas, o que não seria novidade nenhuma.
Faz falta também, mas isso só porque estávamos bem mal acostumadas mesmo, o Google Street View e as rotas de transporte público no Google Maps. Por eles não cobrirem Braga, andamos a pé com um mapinha turístico até aprendermos a andar por aqui.
Por fim, a cidade anda meio morta e completamente vazia porque as férias de verão ainda não acabaram, e isso significa que não são só as escolas estão fechadas e os alunos estão viajando, mas que várias lojas não estão funcionando. Em mais de uma ocasião precisávamos comprar um guarda-chuva porque do nada caía uma chuvinha fina e gelada que persistia por horas, e, na ausência de vendedores ambulantes, perguntamos em que loja poderíamos encontrar. A resposta foi que as lojas que vendem tal objeto 'ainda estão fechadas porque os donos estão na praia, mas que não íamos precisar porque não ia mais chover'.

Fico feliz em dizer que uma das coisas que se manteve constante foi a inconstância do tempo.

4 comentários:

  1. Ih.... Fiz um comentário enorme inclusive
    sobre a história dos avisos de pão quente mas nao postou. Preguiça de começar tudo de novo. Então fica só o grande beijo e os elogios para a escrita divertida. Bj tia Andrea

    ResponderExcluir
  2. Isso aqui DEVE virar um livro no final. Só digo isso (:

    ResponderExcluir
  3. Traz uns desses portugueses educados pra mim, por favor?! Principalmente atendentes de lojas e motoristas rs

    Um post mais divertidos que o outro (;

    ResponderExcluir
  4. Gostei das notícias.
    Ainda bem que em algum lugar do mundo a gentileza anda na frente da grosseria. Especialmente, no trânsito. Vão dando notícias, que eu vou acompanhando daqui.
    Raquel, cê acha que num vô. Pode me esperar que combinaremos. Vamos rir muuuuito.
    Bjs prás duas.
    Fiquem c Deus.

    ResponderExcluir

Conte-nos: